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Biossegurança

Neste momento de resposta coletiva à pandemia de COVID-19, o Hotel Boutique Casa de Santo Antonio mantém a garantia de que a saúde dos hóspedes e funcionários continua a ser a nossa prioridade. Em resultado das mais recentes orientações das autoridades de saúde, o nosso Hotel está atualmente a aceitar reservas para estadias a partir de 1 de Julho de 2020. Nos preparativos de reabertura foi primordial a elaboração e implementação do Plano de Saúde e Segurança. As principais acções deste Plano estão descritas nas alíneas abaixo. Antes de passarmos ao Plano de Saúde e Segurança, queremos sublinhar algumas características do nosso Hotel, que naturalmente, por si só, já contribuem também para a segurança do hóspede. Nestas características incluem-se a não existência de elevadores (apenas piso térreo e primeiro andar), quartos maioritariamente com varanda e espaços comuns amplos e arejados sem necessidade de ar condicionado, capacidade máxima de 40 hóspedes e programas diurnos a bordo de lancha privativa no Delta com picnic em praia deserta.  

 

Plano de Saúde e Segurança - Algumas das Nossas Principais Acções 

 

Reforço da higiene nos ambientes e demais cuidados do hotel

Intensificar a higienização com álcool 70% de maçanetas, bancadas, corrimãos, interruptores, telefones, várias vezes ao dia nas áreas comuns incluindo salas, corredores, restaurante e bar. 

Janelas e portas serão mantidas abertas nos ambientes sociais;

Não usar ar condicionado e evitar ventiladores.

Disponibilização de tapete humedecido com desinfetante à base de água sanitária (solução a 5%) na entrada do hotel.

Disponibilização de recipientes de álcool gel 70% em pontos estratégicos e de fácil visualização no hotel.

Disponibilização de lixeiras em cada piso e na entrada do hotel para descarte de máscaras.

Disponibilização de cartazes com informações/orientações sobre a necessidade de higienização de mãos, uso de álcool 70%, uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas, limpeza de superfícies, ventilação e limpeza de ambientes.

Não utilização de toalhas de tecido nos banheiros sociais. Disponibilização de toalhas de papel descartáveis;

A entrega e o recebimento de chaves dos hóspedes deverá ser realizada através de uma bandeja. Ao receber, fazemos a desinfecção da chave e da bandeja com álcool 70%;

Toda a equipe trabalha com elementos de proteção: máscaras e calçados de fácil higienização (todos os funcionários), luvas, aventais, calçados de fácil higienização e óculos (camareiras, lavanderia, cozinha, serviços gerais);

Os colaboradores devem deixar o fardamento nos seus respectivos armários, a lavagem deverá ser feita na lavanderia do hotel; não devem retornar para casa com a farda do trabalho;

Utilização e visitação do hotel exclusivamente para hóspedes;

As áreas sociais e de convivência, tais como sauna, jacuzi e piscina permanecem fechadas;

Aderir ao check-in online;

Manter o distanciamento, respeitando as regras em todas as áreas de atendimento: 2m de distância, não apertar as mãos, não abraçar, não beijar. 

 

Medidas na recepção, manuseamento e confecção de alimentos e nos serviços de A&B

Os serviços de alimentação oferecidos pelo hotel, devem ser realizados no apartamento ou no restaurante, cujo serviço e layout seguirão as novas regras de segurança. O café da manhã oferecido aos hóspedes será do tipo à la carte para evitar ao máximo o contato de outras pessoas com a comida;

Adopção de embalagens individuais descartáveis para o acondicionamento de talheres.

Os garçons devem higienizar as mãos cada vez que oferecerem pratos, talheres ou A&B na mesa ao cliente;

Toda a louça de uso dos hóspedes e colaboradores incluindo copos, pratos e talheres deve ser efetuada dupla lavagem em água corrente morna com sabão líquido. Quando for reutilizar higienizar com álcool 70%;

Pessoas no grupo de risco, gestantes e idosos deverão ser encaminhados no café da manhã para a zona da mangueira, onde estarão mais afastados e numa zona bem ventilada, sempre que possível;

Intensificar os cuidados na recepção de mercadorias, em todas as áreas;

 

Protocolo para limpeza, uso e venda de quartos

Deixar repousar o quarto 24 horas entre a saída de um hospede e a entrada do seguinte;

Limitar o número máximo de quartos vendidos quando as características da ocupação possam criar aglomerações indesejadas de pessoas ou ameaçar a segurança na logística de serviço;

As suítes devem ser cuidadosamente higienizadas. Higienizar com álcool 70% e desinfetante: maçanetas, bancadas, interruptores, telefone, mobiliário, botões, controles, mesas, TV, cadeiras. Lavar piso e banheiro com solução de água sanitária a 5%;

A camareira só poderá iniciar a limpeza da suíte, após 1 hora da saída do hóspede; só para retirar roupas e lixo com o protocolo de retirada. Roupas de cama e roupas de hóspedes devem ser colocadas em sacos de roupa especial para tal fim e manuseados cuidadosamente (jamais sacudir) evitando espalhar resíduos e contaminar superfícies ou pessoas ao redor;

A lavanderia deve seguir um processo de higienização do enxoval de cama e toalha, a cada troca de hospedagem;

Realizar a limpeza constante de aparelhos de ar-condicionado deixando em dia a limpeza dos filtros e de qualquer forma desaconselhar o uso de ar;

 

Cuidados com a equipe

Ao final de cada turno desinfecção dos postos de trabalho incluindo maçanetas, bancadas, corrimãos, mobiliário, botões, controles, eletrodomésticos (liquidificador, micro-ondas,  máquinas de café, geladeiras, aspiradores de pó, computadores, telefones, máquinas de cartão, máquinas de lavar);

Embalar com filme plástico máquinas de cartão, teclado de computadores e controles e passar o álcool antes e depois de cada cliente usar (remover e fazer o descarte ao final de cada turno); 

Afastar trabalhadores do grupo de risco (diabetes, hipertensão, seniores) que façam atendimento direto ao hóspede, colocando-os em outras funções que não exigem contato físico;

Diariamente certificar-se da saúde de equipe, aferindo a temperatura de cada um e observando sintomas de gripe, tosse e febre; fazer ficha de registo de todos para checar diariamente;

A equipe trabalhará com máscara e os demais EPI´s indicados para cada tarefa;

Os colaboradores devem frequentemente higienizar as mãos com água e sabão / álcool 70%, sobretudo depois de atenderem cada cliente; manter distanciamento de 2 m entre eles e dos clientes;

Ao tossir ou espirrar, tape o nariz e boca com o braço;

Poderá ser utilizado o refeitório com apenas 50% da capacidade, por vez. Fazer cronograma de utilização;

 

Recomendações a serem repassadas aos hóspedes, no check-in

Vamos mudar nossa maneira de atender, nunca esquecendo a cordialidade bem como o sorriso no rosto;

Pedir ao hóspede para realizar a limpeza dos sapatos no tapete sanitizante, quando chegar no hotel;

Informar sobre  a localização dos displays com álcool gel e dos lavabos;

Informar sobre o kit de boas-vindas especial, criado com todo o carinho para que o hóspede possa se sentir ainda mais seguro: máscara, luvas e álcool em gel;

Informar que, pelo ramal 9, poderá solicitar nossa ajuda para o que precisarem durante sua hospedagem;

Disponibilizar número WhatsApp para o hóspede se comunicar com a recepção a qualquer momento;

Orientar o hóspede para, ao sair do apartamento, deixar a janela aberta e quando possível optar pela ventilação natural;